Notícia

Pesquisa traça perfil de peão da construção


O Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP) elaborou um abrangente estudo sobre as condições de vida e trabalho dos operários do setor. Ante a incômoda condição de categoria que mais registra acidentes fatais no Brasil, a “Pesquisa de Segurança do Trabalho” coloca-se como importante ferramenta na luta para prevenir acidentes no local de trabalho.


Segundo o presidente do Sindicato, Antonio de Sousa Ramalho, o Ramalho da Construção, um dos objetivos do levantamento é identificar causas de acidentes no setor, a fim de colaborar na criação de medidas prevencionistas que reduzam o número de ocorrências.


“A pesquisa mostra que a prevenção e conscientização do operário têm de ser ininterruptas e fazer parte da cultura da empresa. Não basta fornecer equipamento de proteção individual e coletivo. É preciso treinar o trabalhador, falar sobre prevenção, se responsabilizar pela segurança dentro dos canteiros”, afirmou Ramalho à Agência Sindical.


Acidentes - O sindicalista, que é deputado estadual pelo PSDB-SP, explica que a pesquisa é encomendada pela entidade exatamente para orientar esse trabalho, identificando pontos críticos que precisam ser enfrentados. O estudo mostra que os principais acidentes nos canteiros continuam sendo desmoronamentos, queda de grandes alturas e choque elétrico.


A pesquisa também traça o perfil do trabalhador na construção civil. “Observamos que os profissionais estão cada vez mais jovens, têm baixa escolaridade e dormem em torno de quatro horas por dia. Essas características precisam ser levadas em consideração, quando as empresas planejam suas estratégias de segurança no trabalho”, observa o dirigente. Estima-se que dez mil canteiros de obras estejam em atividade na base.


Consulta - Ramalho destaca que as informações servem para nortear ações das construtoras e do próprio Sindicato. O levantamento, que pode ser objeto de consulta a todos os segmentos da indústria da construção civil, foi apresentado na última sexta (24), durante solenidade com a participação de diversas lideranças sindicais e autoridades.


Fonte: AGÊNCIA SINDICAL

30/06/2016

TV SITICOMMM

Hino SITICOMMM

Jingle SITICOMMM

Fale com o Presidente

Guia Sindical e Assistencial

Escolha qual o tipo da Guia que deseja imprimir, clicando sobre uma das opções abaixo!

Convênios e Cursos

Apostilas Online

Nossos endereços:

Sede:
Endereço: Rua General Mitre, 586
25 de Agosto - Duque de Caxias
Cep: 25075-100
Telefones: (21) 3658-9930
(21) 3774-5612 / 2653-4212 / 3658-0204
Desenvolvido por:


Todos os Direitos Reservados ao:
SITICOMMM - SINDICATO DOS TRABALHADORES NAS INDÚSTRIAS DA CONSTRUÇÃO CIVIL, DE LADRILHOS HIDRÁULICOS, DE MÁRMORE E GRANITOS, DE MANUTENÇÃO, MONTAGEM E LIMPEZA INDUSTRIAIS, DA CONSTRUÇÃO DE ESTRADAS, PAVIMENTAÇÃO E OBRAS DE TERRAPLANAGEM EM GERAL E DO MOBILIÁRIO, JUNCO E VIME DE DUQUE DE CAXIAS, GUAPIMIRIM, MAGÉ, NILÓPOLIS E SÃO JOÃO DE MERITI.