COVID-19

1.jpg

Rio vacina esta semana todos os cariocas acima de 50 anos para a Covid-19; confira o calendário

 

RIO — No avanço do calendário da vacinação contra a Covid-19 na cidade do Rio, hoje quem possui 53 anos poderá ser imunizado. Até sexta-feira todos com 50 anos ou mais já terão recebido ao menos uma dose da vacina contra o coronavírus. Assim como na última semana, a quarta-feira será dedicado aos profissionais da educação, mas, desta vez, para quem trabalha no ensino superior e cursos profissionalizantes (confira abaixo o calendário desta semana).

 

A semana começa com a expectativa da possibilidade da aceleração do calendário de vacinação contra a Covid-19 na capital. Em agenda neste domingo, o prefeito Eduardo Paes se mostrou otimista com uma possível antecipação das datas. O prefeito afirmou que caso o ritmo de vacinação se mantenha como o atual pode ser possível antecipar o calendário em até um mês, o que permitiria toda a população carioca acima de 18 anos ser vacinada até meados de setembro.

 

— Do jeito que está indo, se continuar esse fluxo, estamos muito otimistas com a possibilidade até de acelerar. Quem sabe não conseguimos ganhar até um mês. Ainda é uma especulação. Avançamos quase uma década em duas semanas. Se continuar nesse ritmo as noticias podem ser boas. É um achismo meu, nada ainda oficial — afirmou.

 

Imunização: Epidemiologista afirma que Rio deveria aproveitar pontos de vacinação vazios para acelerar busca ativa da segunda dose

 

O primeiro calendário divulgado pela prefeitura em maio que contempla todos os adultos prevê que o último grupo a ser vacinado seria o de jovens com 18 anos entre os dias 21 e 23 de outubro. Entretanto, nas últimas duas semanas a prefeitura conseguiu antecipar o calendário para imunizar todas as pessoas acima de 50 anos até o dia 19 de junho — enquanto a previsão original era apenas concluir essa faixa etária no início de julho.

 

Essa antecipação depende principalmente da chegada de novas doses de vacinas contra a Covid-19. A cidade do Rio possui uma capacidade de aplicar cerca de 73 mil doses diárias, mas hoje aplica cerca da metade.

 

Confira o calendário desta semana:


Dia 14 de junho, segunda-feira: Mulheres (turno da manhã) e homens (turno da tarde) de 53 anos
Dia 15 de junho, terça-feira: Mulheres (turno da manhã) e homens (turno da tarde) de 52 anos
Dia 16 de junho, Profissionais da Educação Superior e cursos profissionalizantes
Dia 17 de junho, quinta-feira: Mulheres (turno da manhã) e homens (turno da tarde) de 51 anos
Dia 18 de junho, sexta-feira: Mulheres (turno da manhã) e homens (turno da tarde) de 50 anos
Dia 19 de junho, sábado: Repescagem para mulheres (turno da manhã) e homens (turno da tarde) de 50 anos ou mais

 

Fonte: G1